sexta-feira, maio 04, 2007

SUIPA..Sociedade União Internacional Protetora dos Animais

Fundada em 27/04/1943 por um grupo de pessoas de várias classes sociais, todos amantes dos animais. Inicialmente a SUIPA se chamava "Sociedade União Infantil Protetora dos Animais" porque os protetores traziam seus filhos para auxiliarem no tratamento de cães encontrados doentes em via pública e trazidos para o pequeno barracão na antiga Av. Castelo Branco, depois Av. Suburbana e atualmente Av. Dom Hélder Câmara no. 1801, subúrbio carioca. Naquela época, o local era uma área rural, sem qualquer recurso.
Com o passar dos anos, famílias foram se mudando para as proximidades da SUIPA e foram criadas as favelas do "Jacarezinho" e de "Manguinhos", somando um total de mais de 300 mil moradores de comunidades carentes, nos dias de hoje.
No final dos anos 50, o grupo de protetores foi se modificando e, como não havia mais a presença de crianças no auxilio aos animais abrigados, os novos diretores cadastraram a SUIPA como "Sociedade União Internacional Protetora dos Animais", pois estava se desenvolvendo uma nova fase mais abrangente dentro da Entidade. Intelectuais como: Carlos Drummond de Andrade, Nise da Silveira, Roberto Marinho, Paschoal Carlos Magno, Rachel de Queiroz e outros célebres e amantes da causa animal eram associados, alguns diretores e outros conselheiros, participavam de assembléias e "incomodavam" as autoridades, já naquela época, para que o Decreto-Lei no. 24.645 de julho de 1934, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas fosse cumprido.
Protetores suipanos foram se desenvolvendo, cada vez mais atuantes, pela causa animal. Retiravam tartarugas de restaurantes, abriam portas das carrocinhas para a fuga em massa de cães capturados pela Prefeitura, lutavam em favor de um santuário no sul do Brasil para as baleias, retiravam cavalos maltratados de charreteiros, recolhiam aves silvestres de locais inadequados e também escreviam cartas para presidentes e governantes de outros países, sempre defendendo todas as espécies de animais.Com mais de sessenta anos de existência, mantida apenas pelos associados, esta Entidade diariamente vem lutando a favor da causa animal. Por causa disso, a SUIPA tornou-se conhecida popularmente. Sem fins lucrativos e contra a eutanásia em qualquer espécie viva, a SUIPA atua incansavelmente no auxílio aos animais, orienta as pessoas sobre diversas situações, colabora com autoridades policiais e judiciais, recebendo e abrigando animais retirados de rinhas ou de locais insalubres etc....A finalidade da SUIPA é de melhorar, a cada instante, a situação de descaso e de abandono dos animais em geral e também de conscientizar às pessoas de que os animais merecem respeito, devendo ser bem cuidados e protegidos.


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)


Do latim "adoptare", a palavra adotar significa "tomar ou receber como filho". Por isso, amigos, nós da SUIPA temos critérios rigorosos quando as pessoas procuram nossa Entidade para adotar um "focinho carente". Queremos um NOVO LAR para cada "sobrinho" que um dia chegou ao nosso abrigo com frio, sujo, amedrontado, repleto de carrapatos e de diversas doenças. Após vencer todas as dificuldades dentro de um abrigo, o mínimo que ele precisa é de um humano responsável, que não o deixe mais sentir dor e solidão. Por isso, a SUIPA não autoriza a adoção de seus "sobrinhos" quando percebe que a intenção das pessoas interessadas é de fazer com que os animais se tornem "cães de guarda", "gatos que comem ratos" e "brinquedos para seus filhos". A finalidade da SUIPA é de proteger os animais não humanos e não de agradar os animais humanos.
A adoção de animais na sede da SUIPA é diária.
HORÁRIOS PARA ADOÇÃO Em sua sede em Benfica / RJ, de segunda a sábado das 08:00 horas às 16 horas e domingos e feriados das 8 horas ao meio dia.
No Clube de Regatas Boqueirão do Passeio ( perto do MAM - Museu de Arte Moderna e do Aeroporto Santos Dumont ), das 09:00 horas às 15:00 horas, nas datas que serão divulgadas, com antecedência, pelo site e através das circulares aos sócios.
A pessoa interessada em adotar, deverá levar cópias do cpf, documento de identidade e do comprovante de residência atualizado.
Para se adotar um animal na SUIPA, a pessoa irá preencher um questionário de avaliação, fará uma entrevista com uma funcionária do Setor de Adoção e, se a adoção for autorizada, a pessoa poderá levar seu mais fiel amigo no mesmo dia.
É fundamental aceitar a esterilização do filhote adotado ao completar seis/sete meses de idade. Normalmente os animais adultos já são adotados esterilizados. Em algum caso que ainda não tenha ocorrido a esterilização, o novo guardião assinará um termo se responsabilizando em retornar a SUIPA, na data marcada, para a realização gratuita da cirurgia.

Nenhum comentário: