domingo, dezembro 27, 2009

Bonsai Jabuticabeira


Bonsai, upload feito originalmente por ninaporto.

Ganhei esse exemplar de presente da minha mãe. Consegui identificar é uma jabuticabeira. Ele é lindo, pena que esta doentinho.... =(

Pesquisando encontrei isso:
É uma árvore procedente do Brasil que possui um dos mais doces frutos da natureza, são pequenas bolas pretas, que nascem “grudados” em seu tronco e galhos. algumas espécies possuem as folhas bem pequenas se adequando mais aos bonsai. Chega a atingir até 15 metros e viver quase cem anos.

A jabuticabeira é uma planta sensível ao frio, normalmente seu crescimento é lento em temperaturas baixas. Quando a temperatura estiver abaixo de 10oC, devemos protegê-la colocando-a em locais onde o vento frio não a atinja. Na primavera, quando a temperatura normalmente já ultrapassa esta faixa, devemos colocá-la em local onde a mesma possa receber raios solares diretamente em suas folhas em períodos onde o sol não esteja muito forte ( antes das 10:00Hs e depois das 16:00Hs ). Isso pode ser conseguido colocando-a em uma sacada com cobertura, sob outras árvores ou mesmo dentro de casa próxima a uma janela em local arejado.

A Maneira correta de regar um bonsai é fazer com que toda a terra que esta no vaso se umedeça. Para isso coloque água distribuindo em toda a área da superfície até que esta saia pelos orifícios do fundo do vaso. Da primavera ao outono o crescimento da Jabuticabeira é muito intenso e isso faz com que o consumo de água neste período seja abundante. No inverno o consumo é moderado. A Jabuticabeira gosta de solos encharcados, mas somente no verão. Umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos ( Pó Branco ), estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade, fora do verão, é aconselhável molhar a terra da Jabuticabeira somente quando esta já estiver com a superfície seca. Outra maneira de se evitar estes fungos é a de usar uma mistura de solo arenosa.
Aqui: www.bonsaibrasil.com.br/index.php?option=com_content&...

Nenhum comentário: