quinta-feira, setembro 10, 2009

Renda Francesa


Filhote passeando com a cadelinha na rua ficou com dó dessa plantinha que estava jogada na calçada(lixo) e trouxe para mim. Tomei um susto quando abri a porta e o vi com a cachorra e um vaso na outra mão. Passado o susto adorei a surpresa, pois ele sabe que morro de pena de ver as plantinhas jogadas no lixo ainda vivas, a pobrezinha ainda está com etiqueta e tudo. Bom, ela chegou aqui no sábado e estava com as poucas folhas que restavam amareladas. Retirei as folhas e hoje já está cheia de folhinhas novas aparecendo!!! Nada como um pouco de carinho. Então, como nunca tive samambaia na minha vida recorri ao pai Google para saber como cuidar dela e claro obtive várias respostas. Descobri que a samambaia é um dos primeiros DNAs da Terra. Junto com os musgos, são as plantas mais antigas do planeta. Que as samambaias normalmente gostam de meia sombra e de ambientes úmidos, reproduzindo o habitat na Mata Atlântica; não podem ficar expostas ao sol, caso contrário amarelam totalmente. Se for o caso, que seja o sol da manhã, mas de forma indireta; gostam de ficar sob um terraço, uma árvore, sempre à meia sombra. A rega pode ser feita três vezes por semana, no mínimo. Mas tudo depende da estação do ano. No verão, a água evapora mais rápido, então é preciso regá-la mais. No inverno, a umidade permanece na planta, então pode-se regar menos. O importante é manter o vaso sempre úmido.

- A samambaia de metro ou a amazônica devem ficar penduradas em vasos ou placas de fibra de coco. Já as rendas portuguesas e outras samambaias que não ficam pendentes podem ser plantadas na terra, em canteiros, mas em locais sombreados.

- Esse tipo de planta se desenvolve bem em regiões quentes e úmidas, como a Mata Atlântica.

- Uma muda dessa planta precisa de espaço para crescer. A de metro, como o nome já diz, fica imensa.

- Samambaias devem ser totalmente podadas no inverno. Assim, elas brotam em dobro na primavera.

- Para mantê-las saudáveis, deve-se usar adubos nitrogenados, que favorecem as folhas, além de inseticidas contra pulgões e cochonilhas.


Nenhum comentário: