sábado, setembro 12, 2009

Espada de São Jorge


Nas andanças com a minha cadelinha na rua sempre me deparo com plantinhas que são desprezadas por estarem feias e uma plantinha que eu sempre quis é a Espada de São Jorge. Ela dá um efeito tão bonito na decoração. Nos Estados Unidos, especialmente a Nasa, tem indicado as plantas que realmente apresentam propriedades purificadoras de ambientes. A espada-de-são-jorge, por exemplo, funciona como uma purificadora, pois absorve formaldeídos liberados por madeiras, tecidos sintéticos e carpetes. Pois bem, encontrei uma na calçada era de um escritório que fechou e jogaram todas as plantas da decoração na rua. Estava muito acabada. Trouxe para casa e lavei bem as folhas e plantei num vaso de barro comum que comprei no Extra por R$ 3,00 para ver o que ia acontecer, ela já está com folhinhas novas, mas acho que ainda vai demorar a ficar bonita. Agora que vi que ela não vai morrer pintei de preto com bolinhas branca. Adorei o efeito.

A força de vida da planta

De origem africana, com ciclo de vida perene, a espada-de-são-jorge é uma herbácea de resistência extrema, excelente para jardins de baixa manutenção. No entanto seu crescimento é um pouco lento. Suas folhas são muito ornamentais e podem se apresentar de coloração verde acinzentada e variegadas, com margens de coloração branco-amareladas, todas com estriações de um tonalidade mais escura. As flores brancas não têm importância ornamental. Devem ser cultivadas à pleno sol ou meia-sombra, em vasos ou em maciços e bordaduras. Resiste tanto à estiagem, como ao frio e ao calor, além de ser pouco exigente quanto à fertilidade. Multiplica-se por divisão de touceiras, formando mudas completas com folhas, rizoma e raízes.

A força espiritual da planta

A espada-de-são-jorge, por causa de suas folhas pontudas, é facilmente associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo, magia, etc. Alguns dizem que espanta os maus espíritos. Ao cortar as energias negativas, a erva atrai coragem e prosperidade.

A história de São Jorge

São Jorge é o santo patrono da Inglaterra, Portugal, Geórgia, Catalunha, Lituânia e da cidade de Moscou, além de ser padroeiro dos escoteiros e do S. C. Corinthians Paulista. No dia 23 de abril comemora-se seu martírio. Ele também é lembrado no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lida (Israel), onde se encontram suas relíquias, erguida a mando do imperador romano Constantino I. Há uma tradição que aponta o ano 303como ano da sua morte. Apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos (decreto gelasiano do século VI), a devoção a São Jorge se espalhou por todo o mundo. A devoção a São Jorge pode ter também suas origens namitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões.


Aqui tem mais informações sobre essa e outras plantas!










(Foto: Revista Casa e Jardim)

Nenhum comentário: