terça-feira, junho 16, 2009

Adoro Festa Junina!!!!!

Adoro Festa Junina! Desde pequena me sinto em casa quando vou a uma.

Nas minhas lembranças estão as festas que a minha vó dava no Sítio da família. Ela enfeitava tudo com bandeirinhas e lanterna ficava tudo bem colorido tinha até fogueira e sanfoneiro. Era bem animado. Mas, hoje em dia o que vemos é bem mais simples e prático de se aproveitar, não precisamos ter todo o trabalho de enfeitar, organizar e ainda fazer todas aquelas guloseimas maravilhosas que fazem parte. Acho que todo arraial que se preze tem que ter: Canjica - Bolo de Fubá –Paçoca - Doce de Abóbora e de Batata-doce –Queijadinha – Curau - Milho cozido – Cocada – Quentão – Pipoca – Amendoim -Maçã do Amor e muitas outras coisas que não me lembro agora. Mas essas sempre tem!

Pesquisando um pouco na net, descobri a algumas histórias do surgimento das Festas Juninas, mas essa versão é que eu mais gosto e a mais coerente:

Acredita-se que as festas juninas começaram a ser comemoradas na Europa. Elas seriam uma celebração dos solstícios de verão (que representam as vésperas do início das colheitas). Depois, teriam ganhado caráter religioso, daí o nome joanina ( de São João), que aqui virou junina. A celebração, introduzida no Brasil pelos portugueses em 1808, ano da chegada de Dom João VI, recebeu influências francesas. O nome quadrilha vem do francês quadrille, que era a dança dos bailes franceses do século 19. Lá na França não mais o costume da Quadrilha e aqui é a segunda festa mais popular só perde para o Carnaval... Alguns comandos da quadrilha são usados até hoje em francês!!!! Veja só: BALANCÊ (Balancer) - Balançar o corpo no ritmo da música, marcando opasso sem sair do lugar; ANAVAN (em avant) – Avante, caminhar balançando os braços; RETURNÊ ( returner) – Voltar aos seus lugares; TUR (tour) –Dar uma volta. Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita. A festa se dava próximo da colheita do milho, daí vem a tradição da maioria das guloseimas serem a base de milho. Eu tenho receita de pamonhinha que sempre faço com o filhote e ela adora é essa aqui de baixo.


Esse ano eu já fui na festa da escola e no sábado irei no Roça in Rio que tem como objetivo arrecadar fundos para projetos sociais... Depois ainda tem a da Praça Nossa Senhora da Paz e assim vamos indo uai!!!


Nenhum comentário: