quinta-feira, abril 30, 2009

O Bezerro da Vovó - Bondade Amorosa


Uma vez, havia uma velha senhora que tinha um bezerro preto. Ela cuidava do bezerro como se fosse seu próprio filho. Ela o alimentava com arroz, acariciava sua cabeça e seu pescoço, e o bezerro lambia sua mão. Já que eles eram tão amigos, as pessoas começaram a chamá-lo de "Bezerro da Vovó".

Mesmo depois que ele cresceu e se tornou um touro grande e forte, o Bezerro da Vovó continuou muito gentil. Ela gostava das crianças da vila, que brincavam com ele, seguravam seu rabo, suas orelhas e seus chifres. Ele também gostava muito da bondosa Vovó que o criou.

A Vovó era muito pobre, mas ela era tão muito humilde que nunca pediu a ajuda dele. Ela era tão gentil que nunca o forçou a trabalhar. Como gostava muito dela, o Bezerro da Vovó quis tirá-la da pobreza e começou a procurar por trabalho.

Um dia, uma caravana de 500 carroças passou pela vila. A caravana parou em um lugar difícil e os touros não conseguiram puxar as carroças para atravessar o rio. Então, o líder da caravana começou a procurar mais touros e percebeu o Bezerro da Vovó. Ele disse:
— Este nobre touro parece ter força e vontade de puxar minhas carroças através do rio. A quem ele pertence? Eu gostaria de usá-lo e quero pagar ao seu dono pelo seus serviços.

E as pessoas da vila disseram:
— Pode levá-lo, a dona dele não está aqui.

Então, ele colocou uma corda no nariz do Bezerro da Vovó. Mas quando puxou, ele não conseguiu tirá-lo do lugar! O touro não iria se mover até que o homem pagasse pelo trabalho. Então o líder da caravana disse:
— Meu caro touro, depois de você puxar minhas 500 carroças através do rio, vou pagá-lo com duas moedas de ouro para cada carroça. Não apenas uma, mas duas!

Ouvindo isto, o Bezerro da Vovó foi com ele e puxou rapidamente cada uma das carroças, o que os outros mil touros não tinham conseguido fazer. Quando tudo estava feito, o líder da caravana fez um pacote com apenas uma moeda para cada carroça, isto é, 500 moedas de ouro. Ele amarrou o pacote no pescoço do touro.

Como não tinha cumprido sua promessa, o touro não deixou ele passar e bloqueou o caminho da caravana. O líder tentou empurrá-lo, mas ele não se movia. Ele tentou desviar as caravanas ao redor dele, mas os outros touros nem se mexeram. Então ele disse:
— Este touro é muito inteligente, ele sabe que paguei apenas metade do prometido!

O líder trocou o pacote de 500 moedas por outro pacote com 1.000 moedas. Então o touro atravessou o rio e foi até a Vovó. As crianças pensaram que era uma brincadeira e tentaram pegar o pacote de moedas, mas o Bezerro da Vovó escapou.

Quando a vovó viu o pacote pesado, ela ficou surpresa. As crianças lhe contaram o que tinha acontecido no rio e ela abriu o pacote e descobriu as 1.000 as moedas de ouro. A Vovó também viu o cansaço do touro e disse:
— Ó meu filho, você acha que eu quero viver com o dinheiro que você ganhou? Por que você quis trabalhar tanto e sofrer tanto? Não importa o quanto seja difícil, eu sempre cuidarei de você!

Então a Vovó deu banho nele e o massageou com óleo. Ela deu comida e cuidado para ele até o fim de suas vidas.

A bondade amorosa faz o lar mais pobre
se transformar no lar mais rico.
Fonte: DharmaKids




Nenhum comentário: