terça-feira, junho 30, 2009

Moringa: fonte de vitamina A


Em 2006, assisti ao Globo Repórter sobre as propriedades dessa planta. Recebi sementes, plantei e elas estão lindas. Gostaria que mais pessoas soubessem das propriedades dessa árvore com aparência frágil mas, com poderes tão forte. Assista ao vídeo e saiba mais!














A Moringa Oleífera (Moringaceae), planta originária da Índia é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem:

a) Sete vezes mais vitamina C que a laranja;
b) Quatro vezes mais cálcio que o leite;
c) Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura;
d) Três vezes mais potássio que a banana;
e) Duas vezes mais proteína que o leite (cerca de 27% de proteína, equivalente à carne do boi);
e) Mais ferro que o espinafre;
f) Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), C, E, e beta caroteno.
g) Minerais presentes: Fósforo, Ferro, Selênio e Zinco.

Pesquisa na internet, mostrará centenas de referências. É considerada medicinal. Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é anti-diarréica, anti-inflamatória, anti-microbiana, anti-espasmódica, anti-diabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).

Resultados positivos ocorreram no tratamento de prostatite, câncer da próstata, reumatismo, tumores, lupus eritematoso, artrites e outras doenças auto-imunes, hipertensão arterial, hepatite, mobilidade gastrintestinal, vírus Epstein-Barr, epilepsia, fadiga crônica, males causados pelo tratamento de câncer, tratamento pré-natal, de glaucoma, de má nutrição de adultos e crianças, de redução da obesidade, cura de irritação gastro-intestinal, de dermatoses, de bronquites e de inflamações de mucosas em lactentes. As raízes são laxativas. A planta produz efeito renovador das células epiteliais, dos órgãos sexuais e do cérebro.

De sua semente se extrai um óleo similar em qualidade ao azeite de oliva. Por ser a única planta conhecida que floresce todo o ano, é, também, considerada melífera, própria para a criação de abelhas. Seu mel é considerado medicinal e alcança elevado valor no mercado europeu. Pela produção intensiva de flores e sementes, estudos recentes recomendam seu plantio para extração de biodiesel de suas sementes.

Suas folhas e flores são comestíveis, para humanos e animais. Vem sendo utilizadas para alimentação de ovinos, caprinos, galinhas caipiras, coelhos e vacas leiteiras. A associação brasileira de caprinocultores a recomenda.

Das flores se faz um prato apreciado na Indonésia e Timor Leste, chamado makansufa, As flores são fritas em óleo de coco, e imersas em leite de coco, sendo comidas com arroz ou milho. As folhas e flores podem, também, ser consumidas em vitaminas ou sucos com beterraba, cenoura, laranja, maçã, etc. O suco delas pode compor caldos ou molhos, na sua forma natural para preservar vitaminas e sais minerais. É excelente no tratamento para redução de peso, sem agressão ao corpo e metabolismo.

Por suas propriedades alimentícias, pode ser utilizada em tratamentos de desnutrição, pois é rica em vitaminas e sais minerais. Também pode ser utilizada no combate à obesidade e ao colesterol elevado, substituindo, por ser equivalente em proteínas, a carne e vários outros alimentos que engordam ou que são ricos em gorduras saturadas, de forma natural.

De suas folhas ou flores, se pode extrair um produto, utilizado como decantador no tratamento de água para consumo humano, similar aos produtos aos químicos utilizados. As folhas maceradas em poças de água barrenta provocam rápida limpeza. Se não estiver contaminada, fica própria para o consumo. Existe citação de uso dessa planta com essa finalidade na bíblia, em Exodus 15:20-25.

De suas cascas se faz artesanato, pois são muito maleáveis e proprias para moldar. Sua seiva tem gosto adocicado.

Pode-se planta-la em canteiros, como uma hortaliça, e quando a planta atinge cerca de 30 centímetros, arranca-se o pé e se extrai uma batata para consumo alimentar. Tem gosto de rábano, próximo do rabanete, A seiva e a batata, tem todas as vitaminas da plantas em concentração. Pode ser comida em saladas ou refogados, ou mesmo sucos de frutas ou legumes. Após esse período a batata desaparece e forma-se a raiz da planta.

Pode, ainda, ser plantada como forrageira, para alimentar carneiros, cabritos, coelhos, galinhas caipiras, vacas leiteiras. Planta-se as sementes a cada 80 centimetros. Quando a planta atinge 80 centimetros de altura, corta-se os ponteiros. Após nova brotação, vão surgir vários brotos. Quando eles atingirem 30 centimentos, corta-se novamente todos os ponteiros, para que haja uma nova brotação. Assim a planta fica mais encorpada. Após essa segunda quebra de ponteiros, pode-se cortar os brotos e retirar as folhas para servir como alimento. Pela sua concentração de vitaminas e sais minerais, é um alimento nobre que ajuda a reduzir o custo da criação.

Fonte:Granja Paraíso

sexta-feira, junho 26, 2009

Michael Jackson - You are not alone.....

http://www.youtube.com/watch?v=o8rYl6K2STc&feature=fvst

terça-feira, junho 23, 2009

PAP Sapinhos


PAP Sapinhos, upload feito originalmente por ninaporto.

Esse tutorial dá para variar, não precisa ser só o chaveiro, pode também fazer um móbile ou o que a imaginação mandar!

domingo, junho 21, 2009

Primeiro dia do Inverno

Hoje quando acessei o Google, vi essa imagem no logo e adorei, nem me lembrava que é o primeiro dia do inverno!!! Com a chegada do frio é hora de começar a tomar as bebidas mais quentinhas, pena que são mais calóricas também! Eu adoro chocolate quente com pão de queijo. Acho uma ótima dupla!!!
Essas receitas eu sempre faço aqui em casa é prática, pois as duas são feitas no liquidificador.
E na hora de sair nada mais gostoso e na moda que os lindos lenços que a gente encontra em todo canto da cidade para nos aquecer. Dá uma olhada nas diferentes formas de usá-los!




Chocolate Quente

Ingredientes:

1 litro de leite desnatado
1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de chocolate em pó
2 colheres de sopa de amido de milho
canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador ( menos a canela).
Levar ao fogo em temperatura média até o líquido ferver engrossar.
Servir em xícaras, polvilhar com canela.
Para um sabor especial pode se colocar chantily sobre a xícara de chocolate.

Fonte: Tudo gostoso

Pão de Queijo

Ingredientes:

3 xicaras de polvilho azedo ou polvilho doce
1 xicara de leite
1/2 xicara de óleo
3 ovos
sal a gosto
200 gramas de queijo ralado

Modo de fazer:

Bata tudo no liquidificador, unte forminhas de empada com óleo e encha até a metade com a massa.

Coloque as forminhas dentro de uma assadeira.

Leve ao forno médio por uns 20 minutos até ficarem dourados.


quarta-feira, junho 17, 2009


O Profeta Gentileza foi citado recentemente na novela Caminho das Índias, AQUI em 2007 eu já tinha feito uma postagem sobre ele. Tem um vídeo que conta sua trajetória.

Com mais nove irmãos, José Datrino teve uma infância de muito trabalho, onde lidava diretamente com a terra e com os animais. Para ajudar a família, puxava carroça vendendo lenha nas proximidades. Desde cedo aprendeu a amar, respeitar e agradecer à natureza pela sua infinita bondade. Aos vinte anos foi para o estado do Rio de Janeiro, enquanto sua família mudava-se para Mirandópolis, também cidade do interior de São Paulo. No Rio de Janeiro, casou com Emi Câmara com quem teve cinco filhos. Começou sua vida de empresário com um pequeno empreendimento na área de transportes, onde fazia fretes para o sustento da família. Aos poucos, o negócio foi crescendo até se tornar uma transportadora de cargas sediada no centro da cidade. No dia 17 de dezembro de 1961, na cidade de Niterói, quando tinha 44 anos, houve um grande incêndio no circo “Gran Circus Norte-Americano“, o que foi considerado uma das maiores tragédias circenses do mundo. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alucinado ouvindo “vozes astrais“, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro longos anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o real sentido das palavras “Agradecido” e “Gentileza”. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido“, ou simplesmente “Profeta Gentileza”. Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: – “Sou maluco para te amar e louco para te salvar“. A partir de 1980, escolheu 56 pilastras do Viaduto do Caju que vai do Cemitério do Caju até a Rodoviária Novo Rio, numa extensão de aproximadamente 1,5km. Ele encheu as pilastras do viaduto com inscrições em verde-amarelo propondo sua crítica do mundo e sua alternativa ao mal-estar da civilização. Durante a Eco-92, o Profeta Gentileza colocava-se estrategicamente no lugar por onde passavam os representantes dos povos e incitava-os a viverem a Gentileza e a aplicarem Gentileza em toda a Terra. Em 29 de maio de 1996, aos 79 anos, faleceu na cidade de seus familiares, onde se encontra enterrado, no “Cemitério Saudades”. Com o decorrer dos anos, os murais foram danificados por pichadores, sofreram vandalismo, e mais tarde cobertos com tinta de cor cinza. Com ajuda da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, foi organizado o projeto Rio com Gentileza, que teve como objetivo restaurar os murais das pilastras. Começaram a ser recuperadas em janeiro de 1999. Em maio de 2000, a restauração das inscrições foi concluída e o patrimônio urbano carioca foi preservado.


Necessaire


Necessaire, upload feito originalmente por ninaporto.

Achei que não conseguiria fazer, pois ando meu preguiçosa na máquina. Mas é bem fácil com as dicas do blog www.minhacasameumundo.blogspot.com não tem erro!!! Todo material que utilizei é reciclado! Ela ficou meio molinha, pois não usei a termolina leitosa como pede o tutorial. Mas, amei e já está na minha bolsa nova.

terça-feira, junho 16, 2009

Ainda sobre Festa Junina


Durante as Festas Juninas a Igreja Católica comemora também os santos do mês : Santo Antônio, São João, São Pedro.

Santo Atônio ( 13 de Junho) é o mais popular de todos, é considerado o santo casamenteiro, protetor dos pobres, por seu trabalho e dedicação aos menos favorecidos.

São João (24 de junho), nasceu seis meses antes de Jesus, o nascimento de João representa a celebração da luz, da esperança, que o dia volte logo a brilhar. A tradição de acender a fogueira para o santo vem da necessidade que Isabel (mãe de João e prima da mãe de Jesus) encontrou para avisar a Maria quando o bebê nascesse.

São Pedro (29 de Junho), na verdade era Simão, o pescador. Foi Jesus que o transformou em Pedro, o líder dos 12 apóstolos. São Pedro é considerado o detentor das chaves do céu, responsável pela chuva e como morreu viúvo é conhecido no Norte e Nordeste comoprotetor das viúvas e dos pescadores.

Simpatias é o que não faltam para esse período, mas o melhor de tudo é que não faltam motivos para se divertir!!! As crinaças adoram as pescarias, jogos de argolas etc.

Adoro Festa Junina!!!!!

Adoro Festa Junina! Desde pequena me sinto em casa quando vou a uma.

Nas minhas lembranças estão as festas que a minha vó dava no Sítio da família. Ela enfeitava tudo com bandeirinhas e lanterna ficava tudo bem colorido tinha até fogueira e sanfoneiro. Era bem animado. Mas, hoje em dia o que vemos é bem mais simples e prático de se aproveitar, não precisamos ter todo o trabalho de enfeitar, organizar e ainda fazer todas aquelas guloseimas maravilhosas que fazem parte. Acho que todo arraial que se preze tem que ter: Canjica - Bolo de Fubá –Paçoca - Doce de Abóbora e de Batata-doce –Queijadinha – Curau - Milho cozido – Cocada – Quentão – Pipoca – Amendoim -Maçã do Amor e muitas outras coisas que não me lembro agora. Mas essas sempre tem!

Pesquisando um pouco na net, descobri a algumas histórias do surgimento das Festas Juninas, mas essa versão é que eu mais gosto e a mais coerente:

Acredita-se que as festas juninas começaram a ser comemoradas na Europa. Elas seriam uma celebração dos solstícios de verão (que representam as vésperas do início das colheitas). Depois, teriam ganhado caráter religioso, daí o nome joanina ( de São João), que aqui virou junina. A celebração, introduzida no Brasil pelos portugueses em 1808, ano da chegada de Dom João VI, recebeu influências francesas. O nome quadrilha vem do francês quadrille, que era a dança dos bailes franceses do século 19. Lá na França não mais o costume da Quadrilha e aqui é a segunda festa mais popular só perde para o Carnaval... Alguns comandos da quadrilha são usados até hoje em francês!!!! Veja só: BALANCÊ (Balancer) - Balançar o corpo no ritmo da música, marcando opasso sem sair do lugar; ANAVAN (em avant) – Avante, caminhar balançando os braços; RETURNÊ ( returner) – Voltar aos seus lugares; TUR (tour) –Dar uma volta. Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita. A festa se dava próximo da colheita do milho, daí vem a tradição da maioria das guloseimas serem a base de milho. Eu tenho receita de pamonhinha que sempre faço com o filhote e ela adora é essa aqui de baixo.


Esse ano eu já fui na festa da escola e no sábado irei no Roça in Rio que tem como objetivo arrecadar fundos para projetos sociais... Depois ainda tem a da Praça Nossa Senhora da Paz e assim vamos indo uai!!!


segunda-feira, junho 15, 2009

PAP - Sandálias Customizadas


PAP - Sandálias Customizadas, upload feito originalmente por ninaporto.

Mais um PAP do Jornal Extra .... Bem simples de fazer.

sexta-feira, junho 12, 2009

Feliz Dia dos Namorados!!!!!

Para quem ainda não comprou nada para dar de presente, que tal fazer um cartãozinho com botões??? Fácil, barato e rápido!

É só dobrar um pedaço de cartolina ou papel cartão e dobrar ao meio. Na capa desenhe bem fraquinho o contorno do coração, depois cole os botões de tamanhos e cores variados. Fica lindo! E aposto que quem receber vai amar!!! Não se esqueça de escrever sua declaração....



Aqui você encontra inspirações para se declarar:

NÃO DEIXE O AMOR PASSAR

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento,houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d’água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente: O Amor.

Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR.

Carlos Drummond de Andrade
Boa sorte e Feliz Dia dos Namorados!!!!

quarta-feira, junho 10, 2009

Pimp my Caminha...


Pimp my Caminha..., upload feito originalmente por ninaporto.

O Antes e Depois da cama da Yorkshire da minha Irmã. Não ficou muito linda? Foi eu mesma que fiz! :)
Tecido Fernando Maluhy


Olhe só a felicidade dela:

Meu Cantinho preferido


Meu Cantinho preferido, upload feito originalmente por ninaporto.

Esse é o meu cantinho preferido da minha casa! A minha zamioculca está crescendo devagar mas está e o meu novo Buddah que ganhei do meu filho no dia das mães, pois o meu antigo como contei AQUI acabou caindo no chão e quebrou. AQUI eu conto mais um pouquinho ...

Buddah

"Ele é, de fato, o bem-aventurado, o cumpridor, o completa e plenamente desperto, dotado de sabedoria e virtuosa conduta, que seguiu pelo bom caminho, conhecedor dos mundos, treinador incomparável dos homens a serem treinados, mestre dos deuses e homens, desperto, bem-aventurado... Aos Buddhas do passado, aos Buddhas do futuro e aos Buddhas do presente, homenagem eu presto sempre."

(Do Buddhābhithuti, citado no Livro das Devoções, Ed. Nalanda)

segunda-feira, junho 08, 2009

Minha SRD linda


Minha SRD linda, upload feito originalmente por ninaporto.

Essa é a minha cachorrinha que eu havia falado antes. Ela é super educada! Não faz sujeira dentro de casa, nem destrói nada. Apesar de já ter tido essa fase assim que ela veio morar com a gente. A história de como ela chegou aqui em casa eu contei AQUI! Veja como ela mudou!

PAP Chaveiro


PAP Chaveiro, upload feito originalmente por ninaporto.

Esse PAP saiu ontem no Jornal Extra. A artesã que criou se chama Ana Júlia Fernandes e o contato para encomendas é anajuferreira@hotmail.com. Estou colocando os detalhes para não ser injusta pois tive que cortar um pedaço do jornal. Achei linda demais a Matriosca dela!

Eu já fiz vários chaveirinhos desses antes mesmo dessa matéria, mas gosto mesmo de usá-los como móbiles! Fica muito fofo.

sexta-feira, junho 05, 2009

Meio Ambiente, o que você faz para preservá-lo?

Hoje  é o dia mundial do Meio Ambiente e nos últimos tempos  toda a mídia em todo canto que se vá vem alertando sobre o perigo que nosso planeta está correndo, são vários fatores que fizeram com que ao longo desses anos a situação se agravasse, como a  poluição, desmatamentos, queimadas e etc. E por isso acho que cabe uma pequena reflexão! O que estamos fazendo, mesmo, de verdade, para ajudar na preservação no nosso cotidiano. Bom, eu tento aqui em casa reciclar tudo que posso. Já virou hábito nosso. Se esqueço a torneira aberta enquanto estou escovando o dente ( levanto cedo meio lenta) meu filhote logo grita: "-Olha o desperdicío!". E assim vai. Um controlando o outro nos nossos pequenos deslizes diário. A única coisa que não tem como acabar de vez aqui em casa são as sacolas plásticas! Tenho um cachorrinha que só faz suas necessidades na rua. Então, a sacola do supermercado serve para recolher a sujeira dela da rua e para a nossa lixeira. É claro que não pego trocentas sacolas quando vou ao supermercado, apenas as necessárias para o nosso consumo mensal. Mas mesmo assim, uso as ecobags para compras pequenas.O óleo daqui de casa vai para garrafa pet, pois temos no prédio um sistema de coleta para isso e para lixo reciclado(pets, vidros e plásticos).Sei que ainda podemos fazer muito mais.... E você, o que está fazendo realmente para preservar o meio ambiente???