segunda-feira, setembro 24, 2007

Sacolas Plásticasººº Adeus!!!!!!!!




Sempre achei que essas sacolas plásticas uma coisa bem chata, quase sempre rasga com o peso e acabamos pagando o maior mico, não servem para nada além de poluir o meio ambiente e causam grandes acidentes ecológicos.... Bem, achei essas e deu a maior vontade de usar e abandonar de vez essas sacolas de plástico e ajudar essas criaturinhas a sobreviverem!!!

Primavera


Cecília Meireles


A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.

Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur. Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.

Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.

Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim. Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu. E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.

Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.


Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366.

ººººSave the dugongs of Okinawaºººº

sexta-feira, setembro 21, 2007

DIA DA ÁRVORE

DIA DA ÁRVORE
21 de Setembro

Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados. Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros. Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.
Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva.


Fonte: Embrapa

quinta-feira, setembro 20, 2007

Entusiasme-se com o entusiasmo


Entusiasme-se com o entusiasmo!
Entusiasmo é diferente de otimismo.

Otimismo significa acreditar que alguma coisa vai dar certo, até torcer para que dê certo.

Mas... muitos confundem otimismo com entusiasmo.
A pessoa entusiasmada acredita na sua capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo, acredita em si mesmo e nos outros. Acredita na força que as pessoas têm de transformar o mundo e a própria realidade. A melhor maneira de ser entusiasmado é agir entusiasticamente. Se formos esperar ter as condições ideais primeiro, jamais nos entusiasmaremos com coisa alguma, pois nunca teremos razões para isso.
Existem pessoas que ficam esperando as condições melhorarem, a vida melhorar, para depois se entusiasmarem. Não sabem que o entusiasmo permanente é que traz a nova visão da vida. Você não sabe como dar os primeiros passos? É fácil!

- Domine o comodismo;

- Faça uma relação das coisas que você precisa vencer;

- Acredite que viver é constantemente começar;

- Organize as idéias na cabeça, para administrar bem o seu tempo;

- Preste atenção (no instante presente);

- Aprenda com os insucessos;

- Forme um grupo, tenha amigos, discuta seus pontos de vista;

- Procure inovar (ter visão criativa);

- Evite copiar;

- Arrisque, para conseguir algo novo;

- Seja entusiasmado com a vida, agindo entusiasticamente;

- Acredite na sua capacidade de transformar a realidade;

- Não espere saber tudo para agir. A própria ação desenvolve o saber;

- Passe do plano das lamentações para o plano da ação.

- Não espere a oportunidade chegar, vá atrás!
Os gregos diziam que a oportunidade tem cabelo só na frente e é careca atrás. Quem não pegar pela frente nunca mais pegará. Viva!!! Seja ousado! Liberte seu potencial. Acredite em você! O mundo pertence aos ousados.
Lembre-se: não é o sucesso que traz o entusiasmo... é o entusiasmo que traz o sucesso.


Extraído do livro de Sonia Jordão: A Arte de Liderar - Vivenciando Mudanças num Mundo Globalizado

segunda-feira, setembro 10, 2007

ºº C a T i V a R ºº


(...) E foi então que apareceu a raposa:- Bom dia - disse a raposa.- Bom dia - respondeu polidamente o principezinho que se voltou mas não viu nada.- Eu estou aqui - disse a voz, debaixo da macieira...- Quem és tu? - perguntou o principezinho.- Tu és bem bonita.- Sou uma raposa - disse a raposa.- Vem brincar comigo - propôs o príncipe - estou tão triste...- Eu não posso brincar contigo - disse a raposa.- Não me cativaram ainda.- Ah! Desculpa - disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:- O que quer dizer cativar?- Tu não és daqui - disse a raposa. - Que procuras?- Procuro amigos - disse. - Que quer dizer cativar?- É uma coisa muito esquecida - disse a raposa.- Significa criar laços...- Criar laços?- Exatamente. Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim o único no mundo. E eu serei para ti a única no mundo...Mas a raposa voltou a sua idéia:- Minha vida é monótona. E por isso eu me aborreço um pouco. Mas se tu me cativas, minha vida será como que cheia de sol. Conhecerei o barulho de passos que será diferente dos outros. Os outros me fazem entrar debaixo da terra.O teu me chamará para fora como música. E depois, olha!Vês, lá longe, o campo de trigo? Eu não como pão. O trigo para mim é inútil. Os campos de trigo não me lembram coisa alguma. E isso é triste! Mas tu tens cabelo cor de ouro. E então serás maravilhoso quando me tiveres cativado. O trigo que é dourado fará lembrar-me de ti. E eu amarei o barulho do vento do trigo...A raposa então calou-se e considerou muito tempo o príncipe:- Por favor, cativa-me! - disse ela.- Bem quisera - disse o príncipe - mas eu não tenho tempo. Tenho amigos a descobrir e mundos a conhecer.- A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa.- Os homens não têm tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres uma amiga, cativa-me!- Os homens esqueceram a verdade - disse a raposa.- Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Será como a flor. Se tu amas uma flor que se acha numa estrela, é doce, de noite, olhar o céu. Todas as estrelas estão floridas.
As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam.
Tu porém, terás estrelas como ninguém...Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido.Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá).Terás vontade de rir comigo. abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto...e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!





"O Pequeno Príncipe" de Saint-Exupéry

domingo, setembro 09, 2007

Reciclagem gera lucro!!!!!

Assistindo televisão achei muito interessante essa matéria e quem sabe alguém não adota!?
"A prefeitura de Londres está ganhando dinheiro com o lixo que a população recicla. De baterias usadas a fitas de vídeo cassete, tudo que não serve mais se transforma em lucro. Uma pesquisa recente mostrou que 71% dos britânicos estão reciclando mais lixo. Não é baldio, mas é um terreno e está à disposição de todo e qualquer tipo de lixo. Esse é considerado um dos símbolos da sociedade moderna, um centro de reciclagem. Tudo separadinho, tudo organizado. Cada morador leva o seu próprio entulho e uma placa informa onde descarregar o carro. O dia inteiro é assim: chegando carregado, saindo satisfeito.

Quem já não passou por isso: o que fazer com o lixo? Com aquela tinta que sobrou da construção? Com a bateria do carro, do celular ou do rádio? Com o óleo do motor que acabou de ser trocado? E o que fazer com o papel, com as latas, com a madeira que não serve mais? Nos centros de reciclagem de Londres todo lixo tem seu valor. O que ainda presta, é vendido. O que não presta, também. Plástico, metal, vidros, até lentes de óculos. CDs, fitas de vídeo, o que você imaginar. Quando reciclado, isso se torna útil outra vez.

As administrações regionais da prefeitura usam o lucro pra manter o serviço de coleta de lixo comum, de casa em casa. Com o troco ainda pagam outros serviços sociais, como iluminação pública, transporte escolar e assim por diante. “O mais importante é que não estamos mais sujando tanto o meio-ambiente”, diz o usuário do sistema.

O administrador de um dos 15 centros de reciclagem da capital britânica acha que este é um bom exemplo para países em desenvolvimento, como o Brasil. “No começo teve gente que achou ruim ter que vir até aqui. Queriam que coletássemos em casa, como já fazemos com o lixo de cozinha. Mas com o tempo as pessoas aprenderam que isso é bom pra todos”, afirma. Cidadania, educação, organização. A natureza agradece e a sociedade vive melhor.

Apesar do estímulo à reciclagem, aproximadamente um quarto dos britânicos entrevistados considera difícil mudar o estilo de vida para preservar o meio ambiente.

Aqui no Brasil, uma pesquisa do Ibope também mostrou uma contradição. Enquanto 92% dos entrevistados disseram que separar o lixo reciclável é uma obrigação da sociedade, só 71% admitiram fazer isso em casa."
Matéria retirada do Jornal Hoje do dia 06 de Setembro de 2007