quarta-feira, maio 30, 2007

Venha se mexer !!!!!!!

Na Semana do Meio Ambiente use a cabeça. Mexa-se.

Levante daí e participe da Volta pelo Clima! O Greenpeace convida você a usar a cabeça e participar da Volta pelo Clima, uma atividade física e de consciência para comemorar a Semana do Meio Ambiente e combater o aquecimento global. Venha de bike, a pé, skate, patins ou como quiser - só não vale ficar parado. A idéia é repensar nossos hábitos e aprender a reduzir as emissões de carbono. Então, levante daí e junte-se a nós . Venha se mexer com o Greenpeace.
Confira a agenda e participe:
Belo Horizonte:Dia 02/06, das 9h às 12h, no Parque JK (Av. Bandeirantes)
Manaus:Dia 03/06, das 9h às 12h, na Academia de Tênis da Ponta Negra
Porto Alegre:Dia 03/06, das 10h às 17h (caminhada às 15h), no Gasômetro
Rio de Janeiro:Dia 03/06, das 8h às 12h, na Praça Garota de Ipanema, Arpoador
São Paulo:Dia 02/06, das 8h às 12h, Parque do Ibirapuera
(Bolsão próximo ao Museu Afro Brasil)
Não esqueça sua garrafinha de água.
IMPORTANTE: Em caso de chuva, o evento será adiado.

Para mais informações acesse www.greenpeace.org.br


Supermercado Zona Sul amigo da Natureza!!!!!!!!!!!



O encarte do Supermercado Zona Sul agora é de papel reciclado assim como os carrinhos de compras que também são confeccionados 100% com garrafas pet(todo vermelho e muito moderno); eles fazem um trabalho de concientização ambiental com as crianças e vários canteiros na rua Visconde de Pirajá foram adotados por eles. As caixas de papelão do supermercado são vendidas para reciclagem; foi o pioneiro em oferta de produtos orgânicos lá encontramos desde de alimentos a produtos de limpeza que não agridem ao meio ambiente!!!!

terça-feira, maio 29, 2007

O aquecimento global


O aquecimento global já deixou de ser assunto de ficção científica e tornou-se realidade. O planeta todo está sofrendo, inclusive o Brasil. Seca na Amazônia, desertificação no Nordeste, furacão e tornados no sul... Esses fenômenos climáticos extremos são claras evidências dos problemas causados pela queima irresponsável de combustíveis fósseis por automóveis, indústrias e usinas termoelétricas e pela destruição das florestas do mundo...São apenas uma amostra de um terrível futuro que pode estar muito mais próximo do que imaginamos. Milhões de pessoas são vítimas de catástrofes como estas todos os anos. E ninguém está livre do problema!

JUNTE-SE A NÓS!



Ainda há tempo para ação! É preciso que governos do mundo todo diminuam drasticamente as emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas. E o Brasil, que pela destruição de suas florestas é o 4º. maior emissor mundial, precisa combater o desmatamento e investir muito mais em energias limpas, como a do sol e a dos ventos.

Concurso mexicano de caza y pesca de envases de plástico

Através de este particular torneo, el Ayuntamiento de La Paz, Baja California Sur (México) conmemorará, el próximo 5 de junio, al Día Mundial del Medio Ambiente. Quienes junten la mayor cantidad de botellas de plástico se harán acreedores de hasta 7 mil pesos. Con participación libre y sin la necesidad de una inscripción, todos los habitantes de La Paz que así lo deseen podrán formar parte de esta causa a favor del medio ambiente y ganar, además de un diploma de participación, desde mil hasta siete mil pesos. Rosario Avilés, coordinadora de Medio Ambiente del Ayuntamiento y encargada de este certamen denominado “Torneo de Caza y Pesca de Envases de Plástico”, señaló que el objetivo es recolectar la mayor cantidad posible de envases en calles, callejones, terrenos baldíos, parques, playas y otros sitios con el fin de mejorar el aspecto e imagen de la ciudad y poder reciclar lo recaudado.
Posted by Veronica
May 28, 2007
Poderíamos seguir o exemplo e fazer algo parecido por aqui !!!! ;)

segunda-feira, maio 28, 2007

Óleos Soya e Liza transgênicos



Há um ano, cerca de 20 ativistas do Greenpeace foram à Brasília para entregar ao governo um dossiê que comprova a utilização de soja transgênica na fabricação dos óleos Soya e Liza. Um ano depois da denúncia, nada foi feito.
Na época, o dossiê de denúncia foi entregue aos ministérios da Justiça, da Agricultura, da Saúde e do Meio Ambiente, à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, ao Ministério Público Federal e às Comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Agricultura da Câmara dos Deputados. A Associação Nacional de PROCONs também recebeu uma cópia do dossiê. As evidências entregues ao governo comprovam a utilização da soja transgênica pela Bunge e pela Cargill na fabricação de diversos produtos, como os óleos Soya, Liza, Primor e Olívia, e a falta de rotulagem dos produtos oferecidos ao consumidor. Em julho de 2005, o Greenpeace coletou amostras de soja de diversos caminhões e realizou testes de fita Trait/SDI, que detectam transgênicos. O resultado foi positivo em todas as fábricas investigadas, com exceção da unidade da Bunge em Campo Grande/MS, que fabrica produtos para exportação e é certificada pela empresa SGS. As demais amostras, que apontaram a presença de transgênicos, foram coletadas nas fábricas de processamento de soja da Bunge m Ourinhos/SP e Dourados/MS, e na fábrica da Cargil em Três Lagoas/MS.

domingo, maio 27, 2007

Looney Tunes al rescate del demonio de Tasmania



La Warner Bros, creadora de dibujos animados como Bugs Bunny, el Pato Lucas y el famoso Taz, entre otros, donará parte de los ingresos obtenidos por las ventas de 31 DVD - que tienen como protagonistas a estos personajes – para contribuir con una campaña que tiene como fin salvar de la extinción al verdadero demonio, un marsupial australiano amenazado por un contagioso tipo de cáncer.Paula Wriedt, ministra de Turismo, Artes y Medio Ambiente, dijo que, de acuerdo a lo establecido, Warner Bros donará 1 dólar australiano (0,82 dólares estadounidenses) por cada disco vendido de una nueva serie que se podrá ver en Australia. Los ingresos obtenidos de “Looney Tunes to the Rescue” (Looney Tunes al Rescate), tal el nombre de la campaña, serán administrados por la Universidad de Tasmania. El demonio de Tasmania es un animal parecido al zorro, con fuertes mandíbulas y pelaje rizado, que inspiró a la famosa Warner Bros para crear a Taz. Ahora, más allá de difundir las aventuras de este dibujo animado, la productora, a través de sus nuevos DVD – que saldrán a la venta el 4 de julio en Australia – ofrecerá información sobre el tumor facial que desde finales de la década de 1990 afecta al demonio de Tasmania (Sarcophilus laniarius).

Los científicos estiman que en cinco años, esta mortal enfermedad - que ya ha terminado con la vida del 90% de los animales -, afectará a toda la especie que vive en Tasmania, su único hábitat natural. Por eso, además de esta iniciativa de Warner Bros, ya se han puesto en marcha programas para reubicar a los ejemplares en islas que serían declaradas como su refugio.









Posted by Veronica
El blog verde

sábado, maio 26, 2007

MARCHA AZUL pelas BALEIAS!



Esse evento será realizado em 11 países na mesma data! Vamos nos juntar a eles e fazer com que o Brasil participe e dê sua contribuição para defender as baleias. No dia 27 DE MAIO (domingo), vamos juntar uma grande quantidade de pessoas ("bigest gathering of people"), em todo mundo, com camisetas azuis, cartazes e músicas em algum ponto importante de sua cidade. Um mar de gente para salvar as baleias. Podemos nós mesmo escolher os lugares, dependendo do movimento de nossa cidade. Estaremos em SALVADOR dia 27 de maio!!! JUNTE-SE A NÓS!!! Quanto mais atividades deste tipo, mais pressão estaremos fazendo sobre os países que são a favor da caça. VAMOS TODOS DEFENDER AS BALEIAS!!! TODO O MUNDO ESTARÁ PARTICIPANDO.... PARTICIPE VOCÊ TAMBËM!!!! Espero a ajuda de todos..Para saber onde participar acesse www.whales.greenpeace.org .


quarta-feira, maio 23, 2007

Anos 80>>>>>Algúem ainda se lembra???>>>




a-ha adventures buggles cyndi lauper classix nouveaux climie fisher cock robin dead or alive def leppard desireless duran duran erasure fancy feargal sharkey fgth gazebo glass tiger glenn medeiros go west heart housemartins human league industry jesus and mary chain kim wilde mission morrissey nik kershaw omd sandra sigue sigue sputnik smiths spandau ballet taylor dayne terence trent d'arby then jerico tiffany time bandits voice of the beehive wet wet wet wham yazoo e...

segunda-feira, maio 21, 2007

Açaí contra o câncer


Mais uma indicação do potencial anticancerígeno do açaí acaba de ser anunciada. Um grupo norte-americano publicou artigo no Journal of Agricultural and Food Chemistry em que descreve como os antioxidantes contidos no fruto originário da Amazônia conseguiram destruir células cancerosas.

O estudo mostra que os extratos do açaí foram capazes de estimular a destruição de até 86% das células de leucemia testadas. “O açaí é considerado uma das mais ricas fontes de antioxidantes e esse estudo representa um importante passo no sentido de entender os possíveis ganhos com o uso de bebidas, suplementos dietéticos e outros produtos feitos com o fruto”, disse Stephen Talcott, professor do Instituto de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade na Flórida, em comunicado da instituição.
O pesquisador ressalta que os resultados não significam que o fruto possa prevenir leucemia em humanos. “Nós trabalhamos com um modelo de cultura celular e não queremos dar falsas esperanças a ninguém. Mas os resultados encontrados até o momento são encorajadores, pois compostos que mostram boas atividades contra células cancerosas em modelos em laboratório têm potencial para oferecer efeitos benéficos no organismo humano”, disse.Talcott lembra também que estudos anteriores indicaram a capacidade de destruir células cancerosas de antioxidantes contidos em outros frutos, como uvas, goiabas e mangas. Segundo o pesquisador, ainda não se sabe muito bem quais são os efeitos dos antioxidantes em tais células no organismo humano, uma vez que fatores diversos como absorção de nutrientes, metabolismo e outros processos bioquímicos podem influenciar a atividade dessas substâncias.O grupo de Talcott está em meio a outro estudo, com conclusão prevista para este ano, para investigar os efeitos dos antioxidantes do açaí, conhecido nos Estados Unidos como “brazilian berry”, em voluntários saudáveis. A pesquisa pretende determinar como esses componentes são absorvidos pelo sangue e como eles afetam a pressão sangüínea, os níveis de colesterol e outros indicadores.

Os pesquisadores pretendem também conhecer melhor o fruto amazônico, que estimam ter pelo menos 75 componentes ainda não identificados. “Um dos motivos por que conhecemos tão pouco a respeito do açaí tem a ver com o fato de ele ser altamente perecível, sendo usado tradicionalmente logo após a colheita. Como produtos feitos a partir do fruto processado existem há poucos anos, cientistas de outros países ainda não tiverem muita oportunidade de estudá-lo”, explica Talcott.O cientista destaca ainda que muito tem se falado sobre as propriedades do açaí, mas que a maioria delas não foi comprovada cientificamente. “Estamos apenas começando a entender a complexidade do fruto e seus efeitos para a promoção da saúde”, disse.O grupo da Universidade da Flórida é um dos primeiros de fora do Brasil a estudar o açaí. O fruto é produzido pela palmeira Euterpe oleracea, planta típica de várzea.Fonte: Carlos Fioravanti , Agencia Fapesp, 23/01/2006.

sábado, maio 19, 2007

RON MUECK




Recebi um e-mail da minha irmã outro dia mostrando as obras desse artista plástico, fiquei impressionada, pois o trabalho dele é tão realista que não tem como saber que são esculturas só pelas fotos. Procurei no Google e achei várias coisas sobre ele, é realmente impressionante!!!!! A maioria das matérias são em inglês....






Impressioante:estas 2 velhinhas são esculturas...



Ron Mueck, who was born in Melbourne, Australia in 1958, worked for twenty years as a professional puppet maker on TV shows such as Sesame Street and The Muppets, and as a creator of special effects for films such as Dreamchild and Labyrinth, before making the transition to contemporary art. In 1996, Mueck made a sculpture of Pinocchio for the painter Paula Rego, his mother-in-law, which was subsequently noticed by Charles Saatchi. A year later, Mueck's sculpture Dead Dad, was exhibited in the legendary Britart show 'Sensation' at London's Royal Academy.
Earlier this year a major exhibition of his work was shown at the Royal Scottish Academy in Edinburgh attracting the highest number of visitors the Academy has ever had for any exhibition - over 150,000. The exhibition opens today at the Brooklyn Museum of Art, the same institution that showed the 'Sensation' exhibition in 1999 despite efforts by Mayor Rudolph Guiliani to withhold city funding from the museum and threats to evict the museum from its city-owned premises (the museum responded by suing the City of New York for violation of their First Amendment rights, and won).Mueck's attention to detail and the sheer technical brilliance of his figures, such as Dead Dad which featured in 'Sensation', are breathtaking, but it is the way that he plays with scale that is most striking about his work. His sculptures are lifelike but not lifesize, and being face to face with the tiny, gossiping Two Women or the monumental woman in In Bed - the sculpture extends to over 21 feet - is an unforgettable experience, an artistic, three-dimensional equivalent of Gulliver's Travels.

Non, Je Ne Regrette Rien

Michel Vaucaire / Charles Dumont

Non, rien de rien,
non, je ne regrette rien,
Ni le bien qu'on m'a fait,
ni le mal, tout ça m'est bien égal.


Non, rien de rien,
non, je ne regrette rien,
C'est payé, balayé, oublié,
je me fout du passé.


Avec mes souvenirs,
j'ai allumé le feu,
Mes chagrins mes plaisirs,
je n'ai plus besoin d'eux.


Balayés mes amours,
avec leurs trémolos,
Balayés pour toujours
je repars à zéro...


Non, rien de rien,
non, je ne regrette rien,
Ni le bien qu'on m'a fait,
ni le mal, tout ça m'est bienégal.


Non, rien de rien,
non, je ne regrette rien,
Car ma vie, car mes joies,
Pour aujourd'hui
Ça commence avec toi

quinta-feira, maio 17, 2007

>>>>Just Can`t Say Goodbye <<<<


Here I stand
Without an overcoat in January
Where did I go wrong
I try to smile
But my heart's a heavy load to carry
Baby, now you're gone

Maybe there's a way to stop
The rain before it's falling
Maybe I'm a fool to even try

But I can't say goodbye
How can I walk away
When my heart wants you to stay
And I can't tell you why
I know the feeling's gone and I know I should be strong
But I just can't say goodbye

Here I go
Running after dreams and chasing rainbows
Trying to hold on to your heart
I made it through another lonely night
Just thinking of you
I long to be right where you are

Maybe there's a way to stop
The hands of time from turning
Maybe it just hurts too much to try

But I can't say goodbye
How can I walk away
When my heart wants you to stay
And I can't tell you why
I know the feeling's gone and I know I should be strong
But I just can't say goodbye
Maybe there's a way to stop
The rain before it's falling
Maybe I'm a fool to even try


I can't say goodbye
How can I walk away
When my heart wants you to stay, oh yeah
And I can't tell you why Yes, I know the feeling's gone, and I know I should be strong
But I just can't say goodbye
No I just can't say goodbye


>>>Lionel Richie

quarta-feira, maio 16, 2007

Ioga >>>>Flor de Lótus

Venerada do Egito à China como símbolo da pureza espiritual, a flor de lótus tem sido representada, desde tempos imemoráveis, ao lado de deuses, budas e mestres iluminados.
Para os chineses, a flor representa o passado, o presente e o futuro porque contém, ao mesmo tempo, o botão, a flor e o fruto. No Oriente, o lótus simboliza ainda os níveis de consciência que os homens podem alcançar e o florescimento do potencial humano. Os budas em meditação geralmente aparecem sentados sobre flores de lótus e a expansão da visão espiritual que alcançam é simbolizada pela flor completamente aberta. Um dos principais mantras sagrados do budismo, “Om Mani Padme Hum”, significa literalmente “Da lama nasce a flor de lótus”. As escrituras indianas que relatam a criação do Universo descrevem o centro do lótus como o berço do mundo. Elas contam que, do umbigo de Vishnu, nasceu uma esplendorosa flor de lótus e, dela, teria brotado Brahma, o criador do Cosmo. Nas gravuras indianas, os deuses costumam aparecer em pé ou sentados sobre a flor, um indicativo de sua divindade.
Segundo o pesquisador francês Jean Chevalier, autor do livro Dicionário de Símbolos (ed. José Olympio), a flor de lótus simboliza também “a taça da vida, a alma, o coração e o amor. Pode ser contemplada como uma mandala e considerada como um centro místico”.
Lótus, a postura da flor
A ioga buscou inspiração na delicada flor de lótus, originária do Oriente, para criar uma de suas posturas mais clássicas: o padmasana (em sânscrito, padma significa “lótus”, e asana, “posição”). É nessa pose, inclusive, que são representados Buda e os grandes mestres da humanidade.
Uma postura, três versões
Para facilitar a execução do asana, ele pode ser realizado com graus crescentes de dificuldade. As mãos ficam sobre os joelhos ou ao longo do corpo. Confira.
Sukhasana: sente-se e cruze as pernas diante do corpo.
Mantenha a coluna reta.



Ardha padmasana, ou meio lótus: sente-se com as pernas estendidas à frente. Flexione o joelho esquerdo e coloque o pé perto da parte interna da coxa direita. Em seguida, flexione a perna direita e coloque o pé sobre a coxa esquerda, até que o calcanhar fique na altura do umbigo.



Padmasana, ou lótus completo: sente-se no chão com as pernas estendidas à frente. Flexione o joelho direito e coloque o pé sobre a coxa esquerda. Faça o mesmo com a perna esquerda e tente manter os calcanhares próximos ao umbigo. Os homens devem colocar a perna direita por cima, e as mulheres, a esquerda.
Matéria retirada da revista Bons Fluídos.

segunda-feira, maio 14, 2007

RECICLAGEM!>>>>>ÓLEO VEGETAL USADO


Todo mundo adora uma batata frita e um salgado. Mas o que fazer com o óleo utilizado na preparação desses alimentos? Se você joga no ralo, está agindo de maneira errada e se põe o resíduo no lixo comum, também. Quando o descarte ocorre em uma região com rede de coleta de esgotos, parte do óleo adere às paredes e absorve outras substâncias. Essa mistura reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora. E caso este resíduo seja despejado nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos que contribuem para enchentes.
As estações de tratamento também não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população (cerca de 200 milhões de litros por ano). O despejo do óleo em lixões, onde muitas vezes é enterrado com os demais resíduos pode contaminar o lençol freático. Neste caso os danos ao meio ambiente são enormes.
Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. Isso acontece porque apesar de o óleo vegetal se dispersar em uma camada muito fina sobre a água, é suficiente para prejudicar a transferência do oxigênio na interfase ar-água.
Mas com certeza existe uma solução... RECICLAGEM!
O óleo vegetal utilizado na preparação de alimentos pode se empregado como matéria-prima para diversas indústrias: saboeiras, de detergentes, de ração animal, de biodiesel e de graxas. Mas para que as empresas recebam a matéria-prima reciclada, é necessário que o óleo seja descartado de forma adequada. Esse é o papel da Disque Óleo. Receber o óleo usado de estabelecimentos comerciais e residenciais, reciclar o material e vender para as empresas interessadas. O estabelecimento comercial ou as próprias residências podem contribuir com este trabalho. Junto o óleo queimado em uma garrafa PET e ligue para a Disque Óleo Vegetal Usado que a nossa equipe irá fazer a coleta. Tudo dentro das normas de segurança e higiene.
Comece pela sua cozinha!
Todos podem doar o seu óleo. Divulgue para as pessoas na sua rua, para a sua comunidade e para seus amigos a importância da reciclagem. Junte-se a nós e contribua para o meio ambiente!
A E m p r e s a

A Disque Óleo Vegetal Usado é uma empresa de reciclagem de óleo vegetal com experiência de 2 anos no mercado. Seu objetivo principal é, através da reciclagem do óleo vegetal, conscientizar a população para a importância da preservação do meio ambiente. A empresa, atualmente, trabalha com 30 catadores cadastrados, responsáveis pela coleta do óleo vegetal usado nos 1500 estabelecimentos comerciais e residências credenciados em todo o Rio e Grande Rio. A Disque Óleo se localiza no município de Duque de Caxias, onde possui todos os equipamentos necessários para a reciclagem. A empresa também está dentro dos padrões de funcionamento e de segurança exigidos pela FEEMA - LO Nº FE010179. A Disque Óleo recicla 80 mil litros de óleo por mês
Tel:(21)2260-3326 / (21)7827-9446
E-mail: contato@disqueoleo.com.br

sábado, maio 12, 2007

A Fundação SOBECCan-Fundação para Pesquisa, Prevenção e Assistência do Câncer


A Fundação SOBECCan-Fundação para Pesquisa, Prevenção e Assistência do Câncer mantenedora do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto é uma fundação de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil e tem por objetivo promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer.
Em julho/2006 foi inaugurada a primeira ala do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, situada na Rua Octavio Martins Braga, 50 no Residencial Flórida.
Os recursos para a manutenção das instalações e a continuação da construção do Hospital, advêm do apoio da comunidade e dos eventos organizados pelo nosso Grupo de Voluntários-GVAI.
Em continuidade às nossas ações, estamos organizando um evento denominado I FEIRA DOS AMIGOS DA FUNDAÇÃO SOBECCan, que consiste basicamente na venda de objetos antigos, previamente arrecadados da comunidade.
Data: dia 19/05/07 das 10:00 às 20:00 horas e
20/05/07 das 14:00 às 20:00 horas
Local: Praça Sete de Setembro
É importante salientar que sempre contamos com a expressiva participação da comunidade nos nossos eventos.
Solicitamos, portanto, sua colaboração, nesta oportunidade, através da doação de objetos antigos e saldos de estoques.
Consideramos sua participação no evento, tão importante quanto necessária e, para isso, estamos à inteira disposição para mais esclarecimentos e sugestões. Para que possa conhecer melhor nosso trabalho, sugerimos acessar o site www.sobeccan.org.br ou entrar em contato conosco através do telefone (16) 3623-3839 / 0800-7733773


Fundação SOBECCan
Visite nosso site:

quinta-feira, maio 10, 2007

A Lenda Árabe


Diz uma linda lenda árabe que dois amigos viajavam pelo deserto e em um determinado ponto da viagem discutiram. O amigo ofendido, sem nada dizer, escreveu na areia:
HOJE, MEU MELHOR AMIGO ME BATEU NO ROSTO.
Seguiram e chegaram a um oásis onde resolveram banhar-se. O que havia sido esbofeteado começou a
afogar-se sendo salvo pelo amigo. Ao recuperar-se pegou um estilete
e escreveu numa pedra:
HOJE, MEU MELHOR AMIGO SALVOU-ME A VIDA.
Intrigado, o amigo perguntou:
Por que depois que te bati, você escreveu na areia e agora que te salvei,
escrevestes na pedra?
Sorrindo, o outro amigo respondeu:
Quando um grande amigo nos ofende, devemos escrever na areia onde o vento do esquecimento e do perdão se encarregam de apagar.
Porém quando nos faz algo grandioso, devemos gravar na pedra da memória e do coração; onde vento nenhum do mundo poderá apagar.

quarta-feira, maio 09, 2007

PEA>>>Projeto Esperança Animal

Complementando o post anterior sobre pássaros....


O Pássaro Vermelho


Nas matas da selva Amazônica vivia o Ipezinho, um indiozinho alegre, de olhos em bico, um sorriso maroto.
Naquele tempo a selva ainda não estava desbravada. Era tudo verde, imensamente lindo e selvagem. O Ipezinho era o pequeno rei de uma tribo alegre e ágil. Era filho único de um casal de índios, a Ana e o Iberê. A sua vida chamava-se liberdade, a nudez esparramada no rio, as pernas ágeis a correr, as mãos flexíveis a manejar o arco e a flecha. Trazia um sorriso estampado no rosto, os olhos brilhantes de prazer. Um dia conheceu o amor. Caçava na floresta densa, quando viu um lindo pássaro vermelho. Pousado no galho, o pássaro de plumagem brilhante entoava uma canção. O Ipezinho ficou fascinado pelo canto da pequena ave encantada. Quando estava perto dela, a olhar-lhe para as penas brilhantes, a ouvir a música do seu canto na selva, a sua alma agitava-se de prazer. Começou uma linda amizade. O Ipezinho tinha companheira para as suas caçadas e pescarias. O misterioso pássaro vermelho acompanhava-o, a voar e a cantar. Acostumara-se a ir para a mata com o seu voo saltitante e o canto magnífico. Uma tarde, quando chegou à mata cerrada, procurou o pássaro vermelho e não o encontrou. O seu coraçãozinho de índio ficou oprimido pela angústia da perca. Passaram-se vários dias; o pequeno índio já não era o mesmo. Onde estaria o seu amigo? Quando voltou à selva, passados dias, ouviu um canto familiar. O coração do Ipezinho disparou. Lá estava, pousado num galho, no topo de uma árvore centenária, o pássaro vermelho. Voou e voou, como a fazer uma festa e o índio sorriu de novo. Conhecera o amor, a amizade... agora a angústia, o medo da perca... a saudade. Uma idéia espicaçou-lhe o íntimo. Foi para casa e, com alguns galhos e cipós, fez uma gaiola para o seu amigo, o pássaro vermelho.
O pai observou o trabalho consciencioso do filho, mas não disse nada. Olhou para ele e perguntou-lhe:
- Filho, porquê a gaiola? Todos nós aqui somos livres...
O Ipezinho não respondeu e correu para a selva. Lá estava a sua avezinha predileta, o seu verdadeiro amigo. O amiguinho recebeu-o em festa, voando e pousando-lhe nos ombros. O Ipezinho foi ágil, apanhou a pequena ave e colocou-a na gaiola. O pássaro começou a debater-se, mas logo ficou quieto. Pouco depois, no poleiro, começou a cantar uma canção maravilhosa.
O Ipezinho sorriu, mas sentiu um aperto no coração, como se fosse um mau presságio. No entanto, o seu amigo estaria com ele para sempre. Nunca mais o perderia; ele, que conhecera as doçuras do amor e da amizade, agora conhecia a propriedade, a posse. O lindo uirapuru era agora todo seu. Voltou para casa e ninguém comentou sobre o passarinho na gaiola. O Ipezinho acordava com o som do canto do pássaro vermelho. Ele cantava sempre, mesmo preso, e o indiozinho levava com ele a gaiola para todos os cantos.
Um dia, durante uma caçada, o Ipezinho caiu numa armadilha feita por caçadores. Não conseguiu sair do buraco durante muitos dias.
O uirapuru cantava dia e noite... acompanhando o menino nas noites de horror e medo... até que o pai do indiozinho o encontrou, fraco e desmaiado, dentro do buraco. Teve febre alta e delirou durante vários dias. Na gaiola, o pássaro vermelho cantava, para que o Ipezinho sobrevivesse.
Quando o pequeno índio se restabeleceu completamente da queda na armadilha, o pai chamou-o para uma conversa. Estava abatido, o rosto tinha um vinco de sofrimento:
-Filho, a tua mãe está muito doente. Ficou desesperada com o teu desaparecimento e nunca mais foi a mesma. Vou-te pedir uma coisa: até que ela se restabeleça, não quero que vás para a mata. Ficarás por aqui, na tribo. A tua mãe está desesperada, não te quer voltar a perder.
O Ipezinho sentiu um nó na garganta e foi ver a mãe. Estava irreconhecível, com febre, delirava:
-Filho, não voltes a sair de perto de mim... - disse, apertando-lhe o bracinho com força.
O Ipezinho conhecera o amor, a saudade, a angústia, a posse... agora o desespero.
Quando as pessoas amavam, sofriam...
A sua vida mudou radicalmente. Agora, eram duas as gaiolas: a dele e a do uirapuru.
Acabaram-se os mergulhos nas águas do rio, as conversas com os botos, a pesca e a caça.
Acabaram-se a liberdade, a brincadeira índia, a vida livre... o Ipezinho não saía de ao pé da mãe, sussurrando-lhe ao ouvido:
-Mãe, estou bem... Mãe, não saio mais de perto da senhora...
O pássaro vermelho batia as asas na gaiola, cantava para alegrar o Ipezinho. No entanto, o pequeno índio já não era o mesmo...
O dia nasceu dourado e as vozes na mata acordaram-no. O Ipezinho levantou-se sobressaltado, o pássaro na gaiola cantava sem parar.
Gostaria de ir tomar banho no rio, pular, caçar e pescar. Quereria gritar bem alto, rir e cantar... no entanto, a sua gaiola estava fechada. Os dias arrastavam-se e a mãe não melhorava...
Um dia, o curandeiro da tribo confidenciou-lhe com tristeza:
-Ipezinho, nada mais posso fazer pela tua mãe! O restabelecimento de Ana está nas tuas mãos - disse, compondo um ar grave.
O pequeno índio saiu da tenda do curandeiro. Estava triste e cabisbaixo.
Sentou-se no chão e encostou-se ao tronco de uma velha árvore. Tinha a gaiola à sua frente, e dentro dela o seu lindo amigo cantor, o pássaro vermelho.
Olhou para o céu e viu os pássaros a cantar, as asas livres num voo fantástico. Depois, o seu olhar voltou-se para o seu amiguinho, o UIRAPURU.
Era o seu grande amigo; mesmo preso, cantava sempre. Cantava embalando-lhe o sono para dormir e, nas manhãs ensolaradas, cantava para despertá-lo. Nos dias de chuva, cantava também. Olhou para a gaiola, um espaço estrito, árido e sem vida... Naquele momento em que olhou para a avezinha prisioneira, o seu coração angustiou-se. Sentiu um grande amor e uma grande compaixão...
Não, o lugar do seu amor, do seu amigo, não era ali e se o amava, devia querer para ele o melhor...
Respirou fundo... uma lágrima desceu pelo pequeno rosto tisnadopelo sol... e abriu a porta da gaiola.
A avezinha vacilou por momentos, ficou estática, como se estivesse a olhar para ele. Logo a seguir, pulou do poleiro improvisado e voou para o céu. Voou tão alto que o Ipezinho não a viu mais...
O Ipezinho sentiu uma estranha alegria e parou de sofrer. Quando soltou a avezinha, libertou-se de todos os fantasmas da sua angústia.
Pegou na gaiola e inutilizou-a.
Logo a seguir, o pai veio ao seu encontro:
-Ipezinho, a tua mãe está melhor. Já comeu e perguntou por ti.
O indiozinho esboçou um largo sorriso e correu a ver a mãe:
-Ipezinho, meu filho... - disse ela - ... não posso mais prender-te aqui. Querido filho, volta para a tua liberdade e sê feliz e que os deuses da floresta te protejam - disse a índia, acariciando o rosto do seu único filho.
A manhã nascera ensolarada. O Ipezinho correu para a floresta. Estava radiante, pulou, brincou e cantou...
De repente, um bater de asas... E uma avezinha pousou num galho de uma árvore. Era o pássaro vermelho. Quando ele canta, os sons da floresta apagam-se. Toda a natureza silencia para ouvir o canto do uirapuru.
O Ipezinho, que conhecera o amor, a amizade, a posse, a tristeza, a frustração, agora conhecia realmente o amor e a felicidade.
Enfiou-se pela mata dentro e já não havia medo no seu olhar.

Texto de Sandra Cecília (Br)
(adaptado para português europeu por Nampula)

Pássaros na Gaiola

Nessa semana, quando fui buscar meu filho na escola vi um carro parar na calçada e imediatamente um ajudante de uma Pet bem famosa em Ipanema sair correndo para ajudar no transporte das dezenas de gaiolas que a mulher trazia com ela no carro. Fiquei filosofando sózinha, por que será que ainda hoje se prende pássaros em gaiola??? Que horror!!! Aquele bichinho tão tristinho dentro de casa....Ás vezes, quando ouço um pássaro cantar dentro de um apartamento tenho a impressão que é um canto de tristeza. De que lhes adianta terem asas se não podem voar??????

segunda-feira, maio 07, 2007

Sonhe Com Estrelas>>>>>>>>Fernando Pessoa

Sonhe com as estrelas, apenas sonhe, elas só podem brilhar no céu. Não tente deter o vento, ele precisa correr por toda parte, ele tem pressa de chegar, sabe-se lá aonde. As lágrimas? Não as seque, elas precisam correr na minha,na sua, em todas as, faces. O sorriso! Esse, você deve segurar, não o deixe ir embora, agarre-o! Persiga um sonho, mas, não o deixe viver sozinho. Alimente a sua alma com amor, cure as suas feridas com carinho. Descubra-se todos os dias,deixe-se levar pelas vontades mas, não enlouqueça por elas, abasteça seu coração de fé, não a perca nunca. Alargue seu coração de esperanças,mas, não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-as. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o!Circunda-se de rosas, ama, bebe e cala. O mais é nada.

sábado, maio 05, 2007

Pão de Açúcar - Urca - Rio de Janeiro


Exemplo de raro afloramento rochoso, não afetado pelas metamorfoses provocadas por agentes físicos, químicos ou biológicos, o Pão de Açúcar desponta na porta de entrada da Cidade do Rio de Janeiro como um monumento natural, visível aos navegantes desde longínquas posições no Oceano Atlântico.
Há duas versões para o seu nome: uma, da língua
tupi, usada pelos Tamoios antigos habitantes das cercanias da Baia de Guanabara, de onde teria saído a palavra "pau-nh-açuqua", que significava "morro isolado, pontudo"; outra, da língua portuguesa, trazida pelos primeiros colonizadores, que acharam a pedra parecida com a fôrma de barro empregada nos engenhos de açúcar primitivos para coagular o caldo de cana.
O acesso ao alto do penedo tornou-se viável com a implantação do serviço de Teleférico, cuja primeira linha foi inaugurada em 1912, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, e a segunda começou a operar no ano seguinte, estendendo a ligação até o alto do Pão de Açúcar. Este serviço funcionou ininterruptamente até 1972, quando foi substituído pelo segundo e atual Teleférico - um sistema moderno que, entre outras atrações, apresenta uma singularidade: é o único teleférico do mundo cuja cabina é transparente em todas as suas faces laterais. Batizado carinhosamente de "Bondinho do Pão- de-Açúcar", esse meio de transporte que parece desafiar a lei da gravidade tornou-se um dos símbolos mais populares da Cidade que dele se descortina como um deslumbrante cartão-postal.

sexta-feira, maio 04, 2007

SUIPA..Sociedade União Internacional Protetora dos Animais

Fundada em 27/04/1943 por um grupo de pessoas de várias classes sociais, todos amantes dos animais. Inicialmente a SUIPA se chamava "Sociedade União Infantil Protetora dos Animais" porque os protetores traziam seus filhos para auxiliarem no tratamento de cães encontrados doentes em via pública e trazidos para o pequeno barracão na antiga Av. Castelo Branco, depois Av. Suburbana e atualmente Av. Dom Hélder Câmara no. 1801, subúrbio carioca. Naquela época, o local era uma área rural, sem qualquer recurso.
Com o passar dos anos, famílias foram se mudando para as proximidades da SUIPA e foram criadas as favelas do "Jacarezinho" e de "Manguinhos", somando um total de mais de 300 mil moradores de comunidades carentes, nos dias de hoje.
No final dos anos 50, o grupo de protetores foi se modificando e, como não havia mais a presença de crianças no auxilio aos animais abrigados, os novos diretores cadastraram a SUIPA como "Sociedade União Internacional Protetora dos Animais", pois estava se desenvolvendo uma nova fase mais abrangente dentro da Entidade. Intelectuais como: Carlos Drummond de Andrade, Nise da Silveira, Roberto Marinho, Paschoal Carlos Magno, Rachel de Queiroz e outros célebres e amantes da causa animal eram associados, alguns diretores e outros conselheiros, participavam de assembléias e "incomodavam" as autoridades, já naquela época, para que o Decreto-Lei no. 24.645 de julho de 1934, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas fosse cumprido.
Protetores suipanos foram se desenvolvendo, cada vez mais atuantes, pela causa animal. Retiravam tartarugas de restaurantes, abriam portas das carrocinhas para a fuga em massa de cães capturados pela Prefeitura, lutavam em favor de um santuário no sul do Brasil para as baleias, retiravam cavalos maltratados de charreteiros, recolhiam aves silvestres de locais inadequados e também escreviam cartas para presidentes e governantes de outros países, sempre defendendo todas as espécies de animais.Com mais de sessenta anos de existência, mantida apenas pelos associados, esta Entidade diariamente vem lutando a favor da causa animal. Por causa disso, a SUIPA tornou-se conhecida popularmente. Sem fins lucrativos e contra a eutanásia em qualquer espécie viva, a SUIPA atua incansavelmente no auxílio aos animais, orienta as pessoas sobre diversas situações, colabora com autoridades policiais e judiciais, recebendo e abrigando animais retirados de rinhas ou de locais insalubres etc....A finalidade da SUIPA é de melhorar, a cada instante, a situação de descaso e de abandono dos animais em geral e também de conscientizar às pessoas de que os animais merecem respeito, devendo ser bem cuidados e protegidos.


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." Albert Schweitzer (Nobel da Paz de 1952)


Do latim "adoptare", a palavra adotar significa "tomar ou receber como filho". Por isso, amigos, nós da SUIPA temos critérios rigorosos quando as pessoas procuram nossa Entidade para adotar um "focinho carente". Queremos um NOVO LAR para cada "sobrinho" que um dia chegou ao nosso abrigo com frio, sujo, amedrontado, repleto de carrapatos e de diversas doenças. Após vencer todas as dificuldades dentro de um abrigo, o mínimo que ele precisa é de um humano responsável, que não o deixe mais sentir dor e solidão. Por isso, a SUIPA não autoriza a adoção de seus "sobrinhos" quando percebe que a intenção das pessoas interessadas é de fazer com que os animais se tornem "cães de guarda", "gatos que comem ratos" e "brinquedos para seus filhos". A finalidade da SUIPA é de proteger os animais não humanos e não de agradar os animais humanos.
A adoção de animais na sede da SUIPA é diária.
HORÁRIOS PARA ADOÇÃO Em sua sede em Benfica / RJ, de segunda a sábado das 08:00 horas às 16 horas e domingos e feriados das 8 horas ao meio dia.
No Clube de Regatas Boqueirão do Passeio ( perto do MAM - Museu de Arte Moderna e do Aeroporto Santos Dumont ), das 09:00 horas às 15:00 horas, nas datas que serão divulgadas, com antecedência, pelo site e através das circulares aos sócios.
A pessoa interessada em adotar, deverá levar cópias do cpf, documento de identidade e do comprovante de residência atualizado.
Para se adotar um animal na SUIPA, a pessoa irá preencher um questionário de avaliação, fará uma entrevista com uma funcionária do Setor de Adoção e, se a adoção for autorizada, a pessoa poderá levar seu mais fiel amigo no mesmo dia.
É fundamental aceitar a esterilização do filhote adotado ao completar seis/sete meses de idade. Normalmente os animais adultos já são adotados esterilizados. Em algum caso que ainda não tenha ocorrido a esterilização, o novo guardião assinará um termo se responsabilizando em retornar a SUIPA, na data marcada, para a realização gratuita da cirurgia.

quarta-feira, maio 02, 2007

De Bagdá com muito amor





Depois que a Nina, nossa SRD que foi tirada das rua de Copacabana, veio aqui prá casa me interessei mais por ler sobre esses seres pequenos que nos conquistam a cada dia. Li esse livro todo em 3 noites. Confesso que não gosto muito de ler sobre guerras, mas a história de Lava e do amor do capitão por ele e do esforço para fazer com que ele permanecesse vivo me conquistou e não consegui parar de ler.



DE BAGDÁ, COM MUITO AMOR

Jay Kopelman, Melinda Roth
Editora BestSeller